A genealogia de Jesus

As duas genealogias de Jesus apresentadas nos evangelhos de modo fácil e didático!

Confira nosso infográfico com as duas genealogias de Jesus, em paralelo, e veja a belíssima história da Bíblia em conjunto com a história de Jesus.

Antes, confira algumas coisas:

  • A genealogia de Mateus tem como alvo mostrar a linhagem real de Jesus, colocando-o como da linhagem de Davi e de Abraão. Por isso, essa é uma genealogia sintética, e não exaustiva, haja visto que as genealogias eram bastante conhecidas pelo povo hebreu e facilmente conferidas. A lista mais completa pode ser conferia em 1Cr.1.
  • A genealogia de Mateus é considerada uma genealogia legal, afinal, José era considerado o pai de Jesus legalmente.
  • Não era comum colocar nomes de mulheres em genealogias. Mesmo assim, Mateus colocou o nome de mulheres como Tamar, cujo filho foi fruto de incesto; da prostituta Raabe; da estrangeira Rute; e, embora não cite Bateseba, ele se refere a ela assim: “cuja mãe tinha sido mulher de Urias” (1.6), lembrando da constrangedora história com Davi. Finalmente, conclui citando Maria.
  • Mateus organizou a genealogia em três grupos com catorze gerações: primeiro, de Abraão a Davi, o segundo grupo de Davi (repetido neste grupo) a Josias, e em terceiro lugar, de Jeconias a Jesus.
  • A genealogia de Mateus 1 parte de Abraão a avança até Jesus; a genealogia de Lucas parte de Jesus e retrocede até Adão.
  • A genealogia de Lucas 3.23-38 é considerada desde os primeiros séculos como a genealogia de Maria, e não de José. Lucas não mentiria sobre a genealogia, já que era algo facilmente verificável naquele tempo. O objetivo de Lucas, no entanto, é apontar a humanidade de Jesus, apresentando sua genealogia natural. Assim, pode-se ler o vs.23 apontando Jesus como “filho de Eli”, ou, da descendência de Eli, e não José. Maria foi omitida pois não era comum incluir mulheres em genealogias.
  • As genealogias são semelhantes de Abraão até Davi. A partir de Davi, elas nos mostram que Maria é descendente de Natã, e José de Salomão. A partir daí as genealogias são diferentes, embora apareçam dois nomes semelhantes: Zorobabel como pai e Salatiel como filho. Esta pode ser apenas uma coincidência, ou, de fato, esses dois homens cruzaram as genealogias em algum momento, a partir da lei do levirado.
  • Na genealogia de Lucas, de José a Adão são 75 nomes.

Leia também:
A genealogia de Adão
A genealogia de Noé

2 thoughts on “A genealogia de Jesus

Comente o que achou!