As 8 melhores histórias de amor da Bíblia

Jacó e Raquel e mais sete lindas histórias de amor na Bíblia



Fizemos uma seleção especial com as 8 melhores histórias de amor da Bíblia! Nossos heróis também andam arrancando suspiros da mulheres virtuosas na Bíblia! Confira com a gente!

1) Adão e Eva: o casamento do século! (Gn.2.18-25)

Ok, a gente sabe que as coisas ficaram um pouco ruins em determinado momento do casamento de Adão e Eva. Mas, veja bem, qual casal teve um casamento mais belo do que eles?

Foi o próprio Deus que juntou, celebrou e foi testemunha deste casamento: “Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele” (Gn.2.22). Ainda, o casamento (e a lua de mel) foi, literalmente, num lugar paradisíaco! Além do mais, o noivo Adão ficou tão encantado com a sua noiva, que compôs a primeira canção da humanidade para ela: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada” (Gn.2.23).

2) Isaque e Rebeca: amor à primeira vista (Gn.24)

"Rebeca vê Isaac", por Julius Schnorr von Carolsfeld, 1860. - Meu Deus, quem é esse varão!
– Meu Deus, quem é esse varão! “Rebeca vê Isaac”, por Julius Schnorr von Carolsfeld, 1860.

Ninguém gostaria de ter um casamento arranjado pelos pais, não é? Quanto mais se fosse entre os primos! Essa história pode dar muito errado. Mas não foi o caso deste nosso segundo casal, Isaque e Rebeca. Abraão mandou buscar uma esposa para o filho dentre os parentes, em outra terra, confiando que Deus já teria separado uma esposa para Isaque. E foi isso o que aconteceu.

Por isso, quando o casal se encontrou, foi amor à primeira vista: “Certa tarde, (Isaque) saiu ao campo para meditar. Ao erguer os olhos, viu que se aproximavam camelos.Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?” “É meu senhor”, respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu. Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito. Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou” (Gn.24.63-67).

3) Jacó e Raquel: para tão longo amor, tão curta a vida (Gn.29.1-29)

O nosso terceiro casal com certeza tem uma das histórias de amor mais conhecidas da Bíblia e ela mostra tudo o que um homem pode fazer pelo seu grande amor! Jacó foi morar entre os seus parentes e lá, conheceu a mulher da sua vida.

"O encontro de Jacó e Lia", por William Dyce - Dá uma bitoquinha aqui!
– Dá uma bitoquinha aqui! “O encontro de Jacó e Raquel“, por William Dyce

A fim de ter honra diante da família da moça, propôs ao futuro sogro Labão trabalhar para ele por 7 anos em troca da mão de Raquel em casamento. E assim o fez, mas “Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava” (Gn.29.20).

Passados os 7 anos, o traiçoeiro Labão arma um ardil e, ao invés de Jacó desposar Raquel, o sogro dá a ele a filha Lia. Assim, a fim de desposar Raquel, Jacó prometeu trabalhar ainda mais 7 anos. E ao final destes sete anos, trabalhou ainda mais 7 anos a fim de poder ter alguma posse para seguir em viagem com sua família.

A história de Jacó e Raquel inspirou o poeta português Camões a escrever um soneto sobre eles, que termina assim: “mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida“.

4) Rute e Boaz: a Cinderela de Judá (Rute 1-4)

Rute no campo de Boaz, por Julius Schnorr von Carolsfeld, 1828
“Rute no campo de Boaz”, por Julius Schnorr von Carolsfeld, 1828

A história de Boaz é a verdadeira história da mulher humilde que é desposada por um homem bondoso e rico. Rute e sua sogra Noemi eram viúvas e, literalmente, mendigas e pedintes em Israel, vivendo de colher espigas. Até que Boaz, “homem rico e influente” (Rt.2.1) vê a moça e vai logo perguntando por ela.

Depois, por uma estratégia de sua fada madrinha Noemi, Rute conseguiu finalmente conquistar o coração de Boaz. Os dois se casaram e foram incluídos na linhagem real de Davi.

5) Davi e Mical: Amor e guerra (1Sm.18)

- MALDITA MICAL!!!
– MALDITA MICAL!!!

Mical era a princesa de Israel, filha do primeiro rei, Saul. O preço que Davi pagou por ela foi muito alto para os filisteus. Primeiro, após ser afrontando por Golias, o rei Saul prometeu a mão de sua filha em casamento ao guerreiro que matasse o gigante  (1Sm.17.25).

Davi, como sabemos, entregou a cabeça de Golias, mas ainda assim não recebeu sua recompensa. Para recebê-la, teria de cumprir uma outra prova: Saul exigiu que ele lhe entregasse 100 prepúcios de filisteus. Davi, como prova de amor, trouxe 200 prepúcios!! DU-ZEN-TOS PRE-PÚ-CIOS (1Sm.18.20-27)!!! Só então, Davi e Mical se casaram.

Mas a história continua. A moça armou um estratagema para proteger o marido do próprio pai que, na calada da noite, tentou matá-lo (1Sm.19.11-17). Davi se tornou um fugitivo e teve de se afastar da esposa. Então, o pai casou a filha com Paltiel (1Sm.25.44). Quando, porém, Saul foi morto, uma das primeiras atitudes de Davi foi exigir sua esposa de volta (2Sm.3.13).

6) Davi e Abigail: o sapo que virou príncipe (1Sm.25)

"Davi e Abigail", por Antonio Molinari
Davi e Abigail“, por Antonio Molinari

Davi protagoniza ainda uma outra história de amor que parece ter saído dos contos de fadas. Abigail era uma mulher “inteligente e bonita” (1Sm.25.3), mas seu marido era o sapo Nabal, homem “rude e mau” (1Sm.25.3). Quando o Davi fugitivo do deserto vai vai às terras de Nabal pedindo algo que pudesse alimentar seus homens, Nabal trata o rapaz com ignorância e tolice: “Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? (1Sm.25.10). Davi ficou com o orgulho ferido e se preparou para atacar Nabal.

Tinha que vir uma mulher bonita e inteligente para apaziguar o conflito. Sem que seu marido soubesse, Abigail mobilizou alguns dos servos e levou alimento para Davi, e ela própria foi até Davi, se prostrou em sua presença, e rogou por misericórdia para seu marido: “Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha” (1Sm.25.24). Então, Davi respondeu à mulher: “Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos” (1Sm.25.33).

10 dias depois, Deus puniu Nabal, e ele morreu. Quando Davi ficou sabendo e não pensou duas vezes: “Então Davi enviou uma mensagem a Abigail, pedindo-lhe que se tornasse sua mulher” (1Sm.25.39). E o sapo virou príncipe, e Abigail se casou com o futuro rei de Israel.

7) Ester e Xerxes: a mais bela do reino (Ester 1-10)

Xerxes, em cena do filme "300" - Tragam-me a mais bela do reino!
– Tragam-me a mais bela do reino! – Xerxes, em cena do filme “300

O imperador da Pérsia Xerxes, para se vingar de sua rainha teimosa Vasti, afastou a mulher do cargo e promoveu um concurso de beleza nacional para tornar rainha a mais bela do reino. Ester, uma israelita escrava na Pérsia, agradou os olhos de Xerxes e ele a fez rainha de toda a Pérsia.

Toda essa história de amor, no entanto, serviu para que a nova rainha pudesse salvar o seu próprio povo. O rei, apaixonado por Ester, apoia a moça em tudo: vinga o algoz de seu primo Mardoqueu e o eleva a alto funcionário da Pérsia.

8) José e Maria: superando qualquer barreira (Lc.1)

Presépio de lego
Presépio de Lego Story

José e Maria escolheram esperar, claro! É assim que os casais da Bíblia fazem. Então, o que você faria se sua noiva aparecesse grávida?

Pois é, Maria tinha ficado grávida antes do casamento. Para auxiliar o casal a enfrentar esta barreira, José recebeu a visita de um anjo para mostrar ao noivo decepcionado a honestidade de sua noiva, e que, na verdade, ela estava esperando um filho do próprio Deus!

José não apenas acreditou na história, como assumiu a responsabilidade pelo filho, e a protegeu em todo o processo da gravidez. Juntos, o casal conseguiu transpor as barreiras que foram colocadas entre eles.

compre1_almanaque

Infocard

historias de amor (2)

E aí, gostaram das histórias? Concordam com a escolha? Você colocaria alguma outra história que esquecemos? Compartilhe com a gente aqui nos comentários e divulgue para aquela Virtuosa e para aquele Valente que você está de olho!

Comente o que achou!